MÓDULO 4- Recursos Educativos Abertos Acessíveis


Trabalho do MOOC - Módulo 4- REA

Níveis da Escrita

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"Os recursos educacionais abertos (REA) são frequentemente
chamados de objetos de aprendizagem ou conteúdo aberto. “Objeto de aprendizagem” foi um
termo criado por Wayne Hodgins em 1994 e é definido como um pequeno componente instrucional
que pode ser reutilizado em diferentes contextos de aprendizagem (Wiley, 2000). Seguindo os princípios
do movimento do software livre e de código aberto (Free and Open Source Software – FOSS),
Wiley criou o termo “conteúdo aberto” em 1998 para promover a ideia do uso de conteúdos educacionais
abertos em diferentes contextos por diferentes professores e alunos e migrando por vários contextos.


O Instituto para a Aplicação das Tecnologias da Informação à Educação (Institute for Information
Technologies in Education – IITE) da UNESCO tem um projeto em andamento chamado Recursos
Educacionais Abertos (REA), cujo objetivo é promover o movimento REA em países não falantes da língua
inglesa. Durante o primeiro estágio do projeto, foi concluída uma pesquisa sobre a situação dos REA na
Armênia, Azerbaijão, Bielorrússia, Cazaquistão, Moldávia, Rússia, Ucrânia, Uzbequistão e em dois países
bálticos – Letônia e Lituânia. Posteriormente, o escopo geográfico da pesquisa do IITE foi ampliado,
incluindo Japão, China, Brasil, Turquia e Vietnã para aprofundar o conhecimento sobre a diversidade de
padrões relacionados aos REA em países não falantes da língua inglesa.


O termo Open Educational Resources, ou OER, foi criado inicialmente no Forum on the Impact of
Open CourseWare for Higher Education in Developing Countries, evento promovido pela UNESCO no
Massachusetts Institute of Technology (MIT), em 2002. A definição de REA utilizada para efeito desta análise
é aquela aceita pela UNESCO :
[…] recursos de ensino, aprendizagem e pesquisa que estejam em domínio público, ou que tenham sido
disponibilizados com uma licença de propriedade intelectual que permita seu uso e adaptação por terceiros.
Isso significa que quaisquer outros materiais educacionais disponíveis na Internet gratuitamente que não
tenham uma licença aberta não são considerados REA. Butcher argumenta:
[…] o elemento chave que distingue um REA de qualquer outro recurso educacional é a sua licença. Portanto,
um REA é simplesmente um recurso educacional com uma licença que facilita o seu reuso – e, possivelmente,
adaptação – sem necessidade de solicitar a permissão do detentor dos direitos autorais (2011:34).

As principais metas para a educação nacional na próxima década em relação às quais
os REA têm grande potencial de colaboração:
• Aumentar as atividades extracurriculares com o uso das TIC na educação básica e secundária;
• Nivelar o fluxo de alunos no sistema educacional por meio da promoção do uso de REA com tutoria
ou por meio do autodidatismo;
• Criar oportunidades de atividades de desenvolvimento profissional para professores;
• Incentivar a produção colaborativa de materiais didáticos para o acesso público;
• Promover a produção colaborativa de materiais pedagógicos e de treinamento para professores e alunos;
• Promover o aumento da participação na educação de nível superior.


Os REA têm um potencial imenso para apoiar o sucesso das ações atuais e futuras na educação brasileira.
Para tanto, o Brasil precisa explorar mais possibilidades de desenvolvimento das suas experiências atuais
com REA e conteúdos digitais abertos. Assim, a inovação na educação poderia também ser fomentada
pelos REA, contribuindo para o desenvolvimento de novas políticas nacionais que possam verdadeiramente
apoiar os objetivos de aumentar a participação na educação."

(Fragmentos do texto de Andreia Inamorato dos Santos- Recursos Educacionais Abertos no Brasil
O Estado da Arte, Desafios e Perspectivas para o Desenvolvimento Inovação.)


Vou deixar aqui um comentário sobre o trabalho que uma colega postou. O trabalho está no link abaixo:

http://storybird.com/books/a-intervencao-assistida-por-animais-uma-outra-pers/?token=cw8adaqdue

O trabalho é a respeito de intervenção assistida por animais, achei muito interessante o tema e a apresentação do trabalho, já presenciei caso de superação com terapias usando o cavalo como meio para essa superação, e foi muito bem sucedida. Amo animais e acho que realmente eles tem muito para oferecer no trabalho de intervenção e superação principalmente com crianças.
Parabéns pelo trabalho Anabela Campos!!!






















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