MÓDULO 2- Acessibilidade Web e Tecnologias de Apoio


Da sua experiência pessoal ou profissional pode relatar que tipo de tecnologias viu usar por aluno com necessidades especiais ou pessoa com deficiência que contribuíssem de forma decisiva para a respetiva participação e atividade?

Já presenciei alguns trabalhos com pessoas portadoras de necessidades especiais, mas ainda não participei de um momento onde tecnologias fossem utilizadas para a finalidade de desenvolver as habilidades necessárias para uma aprendizagem eficaz. No Brasil temos a  APAE- Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais é uma Sociedade Civil de caráter Filantrópico, referência regional e estadual na área de habilitação e reabilitação, que tem por objetivo oferecer um atendimento especializado as pessoas com deficiência intelectual, múltipla, física e transtorno invasivo do desenvolvimento(Autismo). Esta associação desenvolve vários trabalhos eficientes e também  estabelece como a instituição de ensino deve buscar uma prática pedagógica na finalidade de minimizar o impacto decorrente da diversidade favorecendo a inclusão dos alunos e propiciar sua integração não somente de espaço físico, mas de oportunidades na vida social.

Algumas Universidades brasileiras investigam e trabalham com desenvolvimento tecnológicos que propiciem maior conforto e capacidades de utilização desses equipamentos por pessoas com necessidades especiais. Através de programas, também disponibilizam materiais despertando o interesse do docente para a  busca e entendimento dentro de vários aspectos, como os que levam ao baixo acesso de portadores de necessidades especiais à educação regular, o tempo curtíssimo de permanência nessas salas, alta evasão, frequente encaminhamento dessas crianças à educação especializada e muitas vezes a não certificação desses alunos, através de reflexões críticas e acesso a arquivos de apoio à pesquisa  espera-se o despertar e a mobilização desses profissionais em busca de uma igualdade e a possibilidade de que realmente a educação seja para TODOS!. 

1-Resumo da Directrizes de Acessibilidade para o Conteúdo da Web (WCAG) 2.0
Link:
https://magic.piktochart.com/output/1851887-directrizes-de-acessibilidade-pa


2-Análise de sites feita no T.A.W. para verificar cumprem as regras de acessibilidade WCAG.
Sites analisados em 01/05/2014:


  • ·        Universidade do Minho


  • ·        Universidade de Évora
Link:


  • ·        Universidade de São Paulo- USP
Link:


  • ·        Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo- FAPESP
Links:
Links:
Resumo:

Detalhes:



Directrizes de Acessibilidade para o Conteúdo da Web (WCAG) 2.0
As Diretrizes de Acessibilidade abrangem uma vasta gama de recomendações para tornar o conteúdo da Web mais acessível.
O cumprimento destas directrizes fará com que os conteúdos fiquem acessíveis a um maior número de pessoas com incapacidades, incluindo cegueira e baixa visão, surdez e perda de audição, incapacidades ao nível da aprendizagem, limitações cognitivas, movimentos limitados, incapacidades ao nível da fala, fotossensibilidade e ainda combinações destas incapacidades, e também facilitará a utilização do conteúdo da Web pelos utilizadores em geral.


Os critérios de sucesso das WCAG 2.0 são apresentados como declarações testáveis que não são de tecnologia específica. São apresentadas, em documentos distintos, orientações sobre como satisfazer os critérios de sucesso em tecnologias específicas, bem como informações gerais sobre como interpretar os critérios de sucesso.



Níveis de Abordagem das WCAG 2.0

As pessoas e organizações que utilizam as WCAG são muito variadas e incluem programadores e Web designers, legisladores, agentes de compras, professores e alunos. Para corresponder às várias necessidades  há vários níveis de abordagem:  princípios, directrizes de carácter geral, critérios de sucesso testáveis e técnicas de tipo suficiente e de tipo aconselhada
Documentos de Apoio das WCAG 2.0

abordam outros objectivos relevantes, incluindo a possibilidade de serem actualizados para descreverem a forma como as WCAG seriam implementadas com novas tecnologias:

Como Utilizar as WCAG 2.0
Noções sobre as WCAG 2.0
Técnicas para as WCAG 2.0
Os documentos das WCAG 2.0



Termos-Chave nas WCAG 2.0

Página Web: abrange mais do que páginas estáticas em HTML Inclui também comunidades interactivas virtuais completas.
Determinado de Forma Programática: o conteúdo é apresentado de modo que possam obter e apresentar informações aos utilizadores de diferentes maneiras

Suportado por Acessibilidade: ou seja, a mesma funciona com tecnologias de apoio (TA) e com as características de acessibilidade dos sistemas operativos, browsers e de outros agentes de utilizador

Directrizes WCAG 2.0

Princípio 1: Perceptível - A informação e os componentes da interface de utilizador têm de ser apresentados aos utilizadores em formas que eles possam percepcionar.

Alternativas em Texto: Fornecer alternativas em texto para qualquer conteúdo não textual 
Multimédia Baseada no Tempo: Fornecer alternativas para multimédia baseada no tempo.
Adaptável: Criar conteúdos que possam ser apresentados de diferentes maneiras
Discernível: Facilitar a audição e a visualização de conteúdos aos utilizadores, incluindo a separação do primeiro plano e do plano de fundo.


Princípio 2: Operável - Os componentes da interface de utilizador e a navegação têm de ser operáveis.

Acessível por Teclado: Fazer com que toda a funcionalidade fique disponível a partir do teclado.
Tempo Suficiente: Fornecer tempo suficiente aos utilizadores para lerem e utilizarem o conteúdo.
Ataques Epilépticos: Não criar conteúdo de uma forma conhecida por causar ataques epilépticos
Navegável: Fornecer formas de ajudar os utilizadores a navegar, localizar conteúdos e determinar o local em que se encontram.

Princípio 3: Compreensível - A informação e a operação da interface de utilizador têm de ser compreensíveis.

Legível: Tornar o conteúdo de texto legível e compreensível.
Previsível: Fazer com que as páginas Web surjam e funcionem de forma previsível.
Assistência de Entrada: Ajudar os utilizadores a evitar e corrigir erros.

Princípio 4: Robusto - O conteúdo tem de ser robusto o suficiente para poder ser interpretado de forma fiável por diversos agentes de utilizador, incluindo tecnologias de apoio.

Compatível: Maximizar a compatibilidade com actuais e futuros agentes de utilizador, incluindo tecnologias de apoio.


Requisitos de Conformidade

Para que uma página Web esteja em conformidade, devem ser cumpridos todos os seguintes requisitos de conformidade:

Nível de Conformidade: Nível A, Nível AA, Nível AAA;
Páginas completas;
Processos completos;
Apenas Modos de Utilizar Tecnologias Suportados por Acessibilidade;
Não-Interferência.


Reivindicações de Conformidade (Opcional)

A conformidade é definida apenas para páginas Web. Contudo, poderá ser apresentada uma reivindicação de conformidade em relação a uma página, uma série de páginas ou múltiplas páginas Web associadas.


Elementos Necessários para uma Reivindicação de Conformidade

Data;
Título, versão e URI;
Nível de conformidade;
Uma breve descrição das páginas Web;
Tecnologias de conteúdo da Web dependentes.


Declaração de Conformidade Parcial - Conteúdo de Terceiros

Conteúdos suplementares a páginas Web criadas
Declaração de Conformidade Parcial - Idioma
Uma "declaração de conformidade parcial por motivos de idioma" pode ser apresentada quando a página não está em conformidade.

Referência: http://www.acessibilidade.gov.pt/w3/TR/WCAG20/

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