MÓDULO 3- Desenho Universal da Aprendizagem


Criação de uma Web Quest referente ao trabalho do módulo:



(Ref. do Vídeo: https://www.youtube.com/watch?v=gyRjcNYztk0&list=UUdzjhBJSgsJjvrC79z7MTJw)

O vídeo pretende instigar indagações sobre os diferentes estilos de aprendizagem dos nossos alunos, bem como a diversidade de culturas, cidadanias, etnias, necessidades de cada um.

Ele demonstra uma abordagem ao desenho universal de aprendizagem e ao currículo, nas dimensões objetivos, métodos, materiais e avaliação.

A questão é:  os alunos tem que se adaptarem ao currículo ou, o currículo deve adaptar-se à diversidade de alunos.

Demonstra os três princípios do desenho universal da aprendizagem:
  • que informação apresentar e quais formatos são mais adequados;
  • como os alunos irão expressar o que aprenderam;
  • como motivar e envolver os alunos no processo de ensino-aprendizagem.
Demonstra a importância para a flexibilidade das estratégias, métodos, recursos e avaliação, para dar opções e escolhas para os alunos, oferecendo alternativas e incentivo aos desafios.

Apresenta um paradoxo entre aprendizagem passiva e aprendizagem ativa. Despertando  a capacidade para recordar o que aprendemos. Recordamos melhor o que aprendemos quando fazemos, quando dizemos e escrevemos do que fazemos, quando ouvimos e vemos.

Por isso temos de garantir a diversidade, a equidade e a acessibilidade para que todos possam aprender.

(Texto adaptado da Descrição Powtoon- Blog Mooc Inclusão e Acesso às Tecnologias 2014, http://inctec2014.blogspot.pt/p/topico-3.html).

"A criança lê e se esquece,
Ela vê e se lembra,
Ela faz, e aprende!!!"
(autor desconhecido)

O link abaixo é o teste do VARK, para descobrir qual é o seu estilo de aprendizagem:

Questionário VARK - Estilo de Aprendizagem

Sua pontuação foram:
Visual: 2
Aural: 5
Leitura / Gravação: 4

Cinestésico: 5

Meu estilo de aprendizagem foi cinestésico a partir do teste realizado.
Fiquei muito satisfeita pelas dicas de quais são os meios que posso utilizar para que meu aprendizado seja mais eficaz.
Realmente é um estilo que precisa “por a mão na massa” para aprender, muitas vezes senti um pouco de dificuldade para compreender quando a exposição do conteúdo era somente visual e não conseguia ilustrar na mente o texto lido.
É de fundamental importância a identificação do estilo próprio de cada um, sendo assim possível buscar meios e recursos que são os indicados para que a aprendizagem ocorra.   
Muitas vezes vimos alunos com dificuldade de aprendizado e culpa-se o aluno e até julga-se sendo incapaz, não havendo a preocupação de investigar o que acontece. As vezes modificar a forma, os recursos, são suficientes para o entendimento. Hoje em dia há uma preocupação muito grande voltada para o desenho universal de aprendizagem, buscando e valorizando as estratégias para que  ultrapassem as barreiras no ambiente de ensino, buscando atender toda diversidade de alunos, oferecendo um planeamento voltado a essas diversidades, com objetivos os métodos, materiais e avaliações de forma que atinjam a necessidade de cada um.

A importância de se conhecer os diferentes estilos de aprendizagem e se apropriar de um desenho universal de aprendizagem é que a partir disso o planeamento anual  fundamenta-se em teorias e pesquisas voltadas para educação, direcionando o plano de aula e atividades nas diversidades com a finalidade de que o conhecimento alcance a todos. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário